Abelhas mortas no copo de café

Carolina Bataier
2 min readJun 11, 2021

Já pensou nas coisas que a gente toma como misticismo mas na verdade são um hábito bobo repassado de geração em geração? Por exemplo esse copo na janela com dois dedinhos de café.

Eu e você sabemos das abelhas. Elas vêm em bando atraídas pelo cheiro do café. Acontece mais no outono. Para despistar, colocamos o copo na janela e tomamos nosso café em paz. Mas se você seguir colocando, primeiro como emergência, fugindo do enxame, depois como precaução, por fim como hábito, em algum momento vamos nos perder do começo da história e o copo ganha um novo significado.

Um dia, você coloca o copo na janela, seu filho pergunta o motivo, você, com preguiça, ou desatento varrendo a casa, escutando podcast, cantarolando uma música, coisas assim, só responde: porque faz bem. Pronto. Seu filho vai contar para o seu neto que um copo americano com dois dedinho de café na janela pela manhã traz bons agouros, fortuna, umas alegrias. E daqui uns anos haverá copos nas janelas. Ou incensos e velas de café.

Caiu uma abelha ai? Morreu? Não joga no lixo, não. Era um bichinho vivo, mais cedo tava voando enquanto a gente falava de copo de café. Não, ela não é que nem uma casca de banana. A casca de banana tava voando na sua cabeça e pedindo café? Joga no mato, dá um enterro digno.

E assim, também, jogar no mato o corpinho duma abelha morta pode trazer bom agouro.

--

--